O tema da influência da luz em nossa biologia é fascinante e extensamente pesquisado pela ciência. Sabemos indubitavelmente que a luz natural é essencial para o equilíbrio físico e psíquico, assim como a escuridão natural.

Sabemos também que nosso ambiente moderno desconectado dos ciclos e ambientes naturais de luz e trevas possuem um impacto negativo profundo em nosso metabolismo, sendo diretamente relacionado à problemas graves de saúde como problemas metabólicos diversos, alergias, Alzheimer, diabetes tipo 2, depressão, câncer, miopia, problemas oculares e muitos outros. Não à toa, muitos destes são conhecidos como doenças da civilização.

Luz azul artificial

•Quando falamos de "luz azul" estamos nos referindo à porção azul do espectro da luz visível.

•Esta frequência é especialmente utilizada nas tecnologias de iluminação mais modernas pois contribui para a economia de energia elétrica e tem um efeito de brilho mais forte. 

As principais fontes de luz azul artificial são:

•lâmpadas fluorescentes

 

•lâmpadas LED

 

•Telas de computador, notebook, celulares e tablets

 

•Televisores

 

Existem essencialmente dois motivos muito importantes para o uso dos óculos bloqueadores de luz azul.:

1. Proteção dos olhos

 

2.. Melhora da qualidade do sono  e da liberação de melatonina (sincronia com o ciclo circadiano).

1. PROTEÇÃO DOS OLHOS

É preciso ter em mente que o nosso sistema ocular é incrivelmente sensível e que os estímulos luminosos do mundo moderno são altamente agressivos para essa estrutura. Nossos olhos se desenvolveram e estão acostumados com a luz natural, do sol, da lua, estrelas e do fogo.

A luz do sol traz um espectro completo, cujos componentes potencialmente nocivos (luz azul, violeta e ultravioleta) se equilibram com os componentes protetores (vermelho e infravermelho), além disso não olhamos diretamente para o sol, Neste contexto, a luz do sol e UVA são benéficas e necessárias. 

 

Além disso a luz do sol solar varia o seu espectro durante o dia, sinalizando isso para o corpo.

 

Quanto mais curtas as ondas, mais energéticas e maior capacidade de afetar os tecidos biológicos e causar danos. 

 

Por isso, escutamos falar tanto dos perigos da radiação ultravioleta e logo abaixo do ultravioleta está a frequência de luz azul.

As luzes ARTIFICIAIS, em especial de led e fluorescentes possuem grande intensidade de luz azul e quase nada de infra-vermelho e vermelho, é este um dos motivos que as tornam tão prejudiciais.

Seus espectros vibratórios são muito desequilibrados, algo que nossos olhos nunca haviam absorvido.

Atualmente não só estamos expostos à este tipo mutilado de luz, "junk light", mas muitas e muitas horas por dia, e o pior, de noite e ainda por cima com deficiência de luz natural durante o dia. Os resultados são - literalmente - desastrosos.

A faixa azul do espectro penetra a retina e a exposição prolongada pode causar inúmeros danos no sistema ocular e no organismo como um todo.

 

 

                                                                 A luz azul danifica as células da retina

Acima estão alguns exemplos dos riscos e  danos causados pela luz artificial nos olhos sem proteção.

2.CICLO CIRCADIANO, QUALIDADE DO SONO E MELATONINA

O ciclo circadiano é formado  pelo sequência de acontecimentos que se repetem aproximadamente a cada 24 horas, Circa diem – cerca de um dia.

No caso, o ciclo do dia (luz)  e noite (escuridão)..

Existe uma bioquímica do dia e existe uma bioquímica da noite, esse é simplesmente o fundamento do funcionamento de todos os seres vivos na terra.

E esse equilíbrio é simplesmente indispensável para a saúde

•Dentro do espectro luminoso, a frequência da luz azul é a que mais impacta nosso ritmo circadiano.

•É principalmente essa frequência que sinaliza que é de dia e que devemos estar alertas, o que para o corpo  significa secreções hormonais específicas, neurotransmissores específicos e um tipo de metabolismo completamente diferente do da noite.

Mantenha contato. Inscreva-se para receber novidades

© Livrefluxo  Óculos

Pedro Ivo  CPF/CNPJ: 345.514.268-06   30.188.325/0001-00 

Rua Lescar Ferreira Mendes, 100 - Cunha - SP

Data estimada para envio: 3 dias úteis

livrefluxo@gmail.com

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto